Simples Nacional: Dúvidas, Reclamações, Problemas 2024

Hoje vamos falar sobre o Simples Nacional, um modelo de cobrança de impostos que favorece muito os empreendedores!

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é um sistema tributário, caracterizado pela arrecadação de impostos das micro e pequenas empresas. Foi criado em 2006, instituído pela complementar n 123. Entender o que é o Simples Nacional é essencial para tudo principalmente para quem quer abrir seu negócio.

Com efeito, um dos regimes tributários mais escolhidos especialmente pelas pequenas e médias empresas – o Simples Nacional. Segundo dados fornecidos pela Receita Federal , em 2021, mais de 18 milhões de empresas optam por esta Mas não é só porque tem “Simples” no nome, é que o Nacional é fácil de entender.

Existem vários elementos em relação a isso: as diferentes vantagens, quais são as tabelas de impostos, vantagens e desvantagens. Ultimamente, de muitos colaboradores encontraram erros ao acessar o PGDAS. Devido a essas dificuldades de acesso, muitas empresas veem sua produtividade afetada, pois conseguem emitir poucos formulários por dia.

E não só Simples Nacional, mas o e-CAC, que tem papel essencial e fundamental nos serviços utilizados pelas empresas, também tem apresentado muita instabilidade nesse período. Erros podem ocorrer por vários motivos: atualizações, criação de novas funcionalidades, manutenções, congestionamentos devido a robôs, ou pode até haver afinal, todos sistemas e são assuntos, mesmo dos governo.

reclamacoes-simples-nacional

Problemas com o Simples Nacional

Voltando ao PGDAS, como nós vimos, falhas podem acontecer, então é sempre interessante verificar alguns pontos. É uma falha do sistema tributário? Converse com outros profissionais que usam esses sistemas, veja também têm o mesmo problema.

Confira:  Simples Nacional Fale Conosco: Telefone Receita Federal

Se você achar que existe realmente um problema no portal, sempre abra um ticket para que o fique ciente do problema. Quanto mais ligações a instituição receber , mais rápido ela atuará no arquivo.

  • Falha do navegador: Ainda tentando acessar o portal por outro navegador. E tente limpar o cache , isso pode fazer com que você consiga acessar o portal com problemas. Depois de realizar esta limpeza, você pode precisar repetir o processo várias vezes, caso o erro ocorra novamente.
  • Certificado digital: Se você acessar um portal de certificado digital e verificar que não é um erro do portal, tente ver se não é o seu certificado.

O contribuinte, quando constatar que se trata de erro no portal, também pode solicitar o acesso fora do horário de atendimento. O número de acessos após as 18h e antes das 8h é menor. Isso torna os canais menos saturados e o uso aumenta.

A geração automática de impostos e a busca por eles são muito importantes, e desse ponto de vista , se houvesse um serviço web projetado exclusivamente para esse fim, o problema estaria resolvido. Este seria o cenário ideal, pois as empresas poderiam utilizar estes webservices e o número de acessos à plataforma convencional diminuiria. E com esse acesso manual, haveria menos problemas.

O acesso robótico pode realmente desacelerar esses sistemas governamentais, mas algo que nós precisamos diariamente, pois oferece muita produtividade às empresas. Mas para que tudo isso seja feito, é necessário dinheiro para criar e manter serviços web. E por causa disso não saiu uma resolução, porque o governo não quer pagar a conta. Infelizmente, não temos como saber se esta situação irá acontecer novamente, mas é bom estar pronto para ter opções adicionais caso aconteça.

Confira:  Simples Nacional - Tabela, Boleto

Portanto, a diretriz principal é: se você encontrar um erro durante a criação do seu e perceber que é um erro, relate o problema no site do Simples Nacional.

simples-nacional-duvidas

Canais do Simples Nacional

Ouvidoria do Ministério da Economia: É utilizado para registrar problemas nos sistemas do Simples Nacional. Então em caso de indisponibilidade, lentidão ou instabilidade, é canal. Você também pode usá-lo para fazer elogios, reclamações ou reclamações.

Fale conosco: serve para registrar dúvidas sobre o uso dos aplicativos do Simples Nacional.

duvidas-simples-nacional

Vale a pena deixar o lucro presumido?

Depois de ver os tarifários de cada horário, pode-se pensar em adesão ao programa ou benefício presumido, pois em alguns horários o tarifário é ainda mais elevado. Para explicar melhor, lucro presumido é o esquema em que o governo aplica uma taxa única sobre os ganhos, assumindo um lucro para negócio.

A taxa funciona assim: O PIS-0,65% é pago mensalmente. Quando a empresa não fatura o mês anterior, ela não tem pagamento. COFINS – 3,00% é pago mensalmente. ISS – varia de 2,00% a 5,00%, dependendo da localização e atividade do negócio.

A CSLL – 2,88% é paga trimestralmente. Ela só recebe os meses faturados por ano. Por exemplo, se a empresa faturou em janeiro, fevereiro e não em março, ela pagará somente a CSLL de e fevereiro. IRPJ – 4,85% é pago trimestralmente, a exemplo da CSLL. O total é normalmente 16,33% considerando 5,00%.

Sabendo disso, existem três pontos principais a serem considerados nesta decisão: A desburocratização do Simples Nacional, principalmente da forma única de recolhimento do imposto.

O faturamento da sua empresa, pois as fatias Simples aumentam sua taxa. O horário em que aparece o seu CNAE mais usado , o CNAE mais usado vai influenciar mais sua taxa você vai pagar a cada mês

Confira:  Como Ser um Microempresário - MEI

Para facilitar o cálculo que diz se sim ou vale a pena a mudança , existe o FGV que foi feito para simular os impostos do seu ramo de atividade. Lembre-se que é sempre uma boa ideia consultar seu contador antes de tomar uma decisão.

Veja como Funciona o Simples Nacional:

 



O conteúdo desse site é meramente informativo e foi retirado de outras fontes na internet, você deve sempre conferir as leis vigentes e consultar um contador de confiança.
Comente:

1 Comentário

  1. fernando aparecido disse:

    ao abrir a pagina para emitir nota fiscal a mesma fico todo o conteúdo de preenchimento no canto esquerdo e não tem como preencher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *