Declaração Anual do Simples Nacional 2024

Simples Nacional Declaração Anual

Assim como a Declaração Anual de Imposto de Renda existem algumas obrigações anuais a Receita Federal como a Declaração Anual do Simples Nacional que é feita também na mesma época do Imposto de Renda. Veja como funciona e como fazer a declaração do simples nacional anual.

simples-nacional-declaracao

O Simples Nacional é um regime tributário que contempla as micro e pequenas empresas que tenham uma receita bruta anual de até R$ 240 mil (no caso da micro empresa) e de até R$2,4 milhões (para empresas de pequeno porte). Um dos diferenciais do Simples Nacional é a simplicidade do recolhimento tributário que tem como base a apuração da receita bruta mensal sobre a alíquota da receita bruta anual. Há várias opções do Simples Nacional para pagamento unificado como: Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre produto industrializado, Contribuição para o PIS?PASEP, Contribuição Patronal Previdenciária, entre outras que é tudo unificado no Simples Nacional.

O Simples Nacional tem uma contribuição unificada que acontece através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e que é feita pelo site da Receita Federal a partir do mês de janeiro, até abril, mês de entrega da declaração anual do Simples Nacional.

Para estar cadastrada no Simples Nacional a empresa precisa estar isenta de débitos da Dívida Ativa da União ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também não podem prestar serviços profissionais cujo exercício exija habilitação profissional legalmente exigida, como advocacia, engenharia, psicólogo, médico, entre outros profissionais. Para cada atividade de empresa há tabelas diferentes de alíquota da declaração do simples nacional que são: do comércio indústria, serviços e locação de bens móveis.

Confira:  CNAE Simples Nacional

Formulário de Declaração Anual Simples Nacional

No site da Receita Federal há um manual do Simples Nacional que explica o que é o programa Simples Nacional, instruções de preenchimento dos formulários de declaração anual, abertura e preenchimento da declaração, como gravar a declaração, como imprimir, siglas etc. Para mais informações sobre como fazer a declaração anual do Simples Nacional consulte o manual acessando o seguinte link no site oficial da Receita Federal: www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/Manual_DASN2011.pdf.

Veja como Funciona o Simples Nacional:



O conteúdo desse site é meramente informativo e foi retirado de outras fontes na internet, você deve sempre conferir as leis vigentes e consultar um contador de confiança.
Comente:

38 comentários

  1. Boa tarde.

    Minha esposa legalizou sua Bomboniere (comercio de doces) e abriu uma microempresa (ME). O que nós queremos saber como podemos recolher o INSS para ela, (proprietaria).

    1. Maria Josefina disse:

      através da retirada pró-labore. Seu contador vai gerar o documento e também a guia do INSS.

    2. Paulo Cunha

      O DAS ja contém a previdência social do Proprietário. (Para um salário mínimo).

  2. GOSTARIA DE RECEBER O MANUAL DE PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO ANUAL DO SIMPLES NACIONAL.

  3. CONCEIÇÃO FRANCO DA ROCHA disse:

    CADÊ O FORMULARIO PARA A DECLARAÇÃO ANUAL DO SIMPLES NACIONAL?, O TEMPO ESTÁ PASSANDO E NÃO ENCONTRO TAL FORMULÁRIO. NÃO ESTOU GOSTANDO. CADÊ NOSSOS HOMENS INTELIGENTES?

  4. lourenço innocente disse:

    COMO CONSEGUIR ABRIR DECLARAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL EXERC.2013/aNO bASE 2012-anual

  5. PARABENS PELO SITE. SEMPRE TIRANDO DUVIDAS

  6. Boa note
    minha empresa é optante do simples nacional, porem ficou sem movimento durante todo o ano calendario de 2012

    Pergunto como devo proceder para fazer a declaracao de inatividade no periodo de 2012

    1. Maria Josefina disse:

      primeiro deve gerar os extratos mensais com valores zerados. Depois disso é só gerar a declaração anual.

  7. jose silva marinho disse:

    quero que voces me comunique com minha miclo empresa com esta indo
    cnpj 1522224400196

    meu cpf 83509950178 jose silva marinho

  8. jose silva marinho disse:

    quero que voces me comunique com minha miclo empresa com esta indo
    cnpj 15222244000196

    meu cpf 83509950178 jose silva marinho

  9. FIZ MIMHA DECLARACAO ERRADA AGORA NAO CONSIGO FAZER A RETIFICACAO MEM AJUDE

  10. Jose Ivan de Souza Silva disse:

    Boa Tarde site bem informativo mais eu queria saber sobre o vencimento da Declaração do Imposto. Anual.

    Atenciosamente,

    Ivan Souza

  11. Elédio Fernandes Machado disse:

    Não consigo fazer as declarações de 2011 e 2012,só fiz a de 2010 quando iniciei minha microempresa ,por motivos de doença abandonei tudo e agora quero e preciso recomeçar, já fui até a receita federal elá só me disseram que a empresa esta ativa e só basta eu pagar os encargos atrasados acessando o site do pequenoempreendedor ,mas não consegui,pelo amor de DEUS alguém me de uma luz.

  12. gostaria de sabe . minha empresa e pelo simples nacional anex Iv
    construção civil sou abrigador retenção do inss em nota

  13. jose ivan de souza silva disse:

    Boa Tarde.

    Uma Pessoa participando de Empresa Ltda pode abrir uma Individual.

    Atenciosamente.

    Ivan Souza

  14. greicy kelly disse:

    Boa tarde.
    GOSTARIA DE SABER POIS ABRI MEU CNPJ EM NOVEMBRO JA TENHO QUE FAZER ESTA DECLARAÇAO DAS DE MEI (EMPREENDEDOR INDIVIDUAL).OU SO DAQUI UM ANO…

    1. Maria Josefina disse:

      Boa noite Greicy.
      Você deve declarar referente ao período de novembro a 31/12/.

  15. Boa tarde!

    Preciso fazer a declaração anual, mais estou com dúvidas nas seguintes questões:
    Prestação de serviços

    receitas brutas . devo colocar o valor arrecadado ou seja todo o valor compra de material sem descontar nada. Mesmo que não tenha emitido nenhuma nota fiscal

    e o informe de valor de receitas referentes as atividades de comercios……. é o que.

    Desde já agradeço a atenção.

  16. Jessé Caetano Sant´Ana disse:

    Olá, meu é Jessé e sou profissional AudioVisual freelancer, gostaria de um help para preencher a declaração do simples; porque não consigo imprimir o DAS. Me cadastrei no simples em julho de 2013, não sei o que fazer, alguém pode me ajudar ou devo ir a um contador?

  17. Jessé Caetano Sant´Ana disse:

    Se não enviar a declaração no prazo o que acontece?

  18. maria lucineide de souza disse:

    oi a mais de um mes estou tentando faser a declaração mas não consigo ligo no sebrae e tambem so escuto gravação. oooo q faço passo horas e horas e não consigo faser

  19. Adari Nicoletti disse:

    Prezados Senhores, Boa Noite.

    Estou tentando fazer minha declaração anual do imposto no MEI mas não estou conseguindo fazer.
    O ano passado 2013, antes de imprimir os boletos do DAS foi obrigado a fazer o imposto. Este ano já imprimi oletos e não apareceu a opção para fazer o imposto.

    Como devo proceder nesse caso.

    Atenciosamente.

  20. Francisco R.Neto disse:

    Pessoal, eu tenho direito a uma restituição de tributos recolhidos a mais em 2001 mas que só agora veio o valor para ser compensado. Entretanto nem nós nem a contabilidade, até agora encontrou um meio de fazer essa compensação, abatendo 30% do valor a ser recolhido do nosso simples mensalmente, que é o que a lei determina.
    A pergunta é? Qual é a forma, qual é o caminho a ser trilhado para se fazer essa compensação? Minha empresas é uma EPP, optante do Simples nacional.

  21. NABOR JOSÉ PEDROSO disse:

    Olá!
    Minha empresa foi enquadrada no Simples Nacional em 2013 mas permaneceu inativa durante todo o ano.Agora,preciso fazer a Declaração do Simples informando a situação durante o ano 2013 e não encontro na página da receita, informações a respeito nem o formulário para tal fim.
    Por gentileza me oriente(m) que fico lhe(s) grato.

    1. Maria Josefina disse:

      boa noite Nabor.
      Você precisa gerar mensalmente os cálculos do simples nacional com valores zerados. Só depois que gerar de janeiro a dezembro é que o sistema irá entender que sua empresa não teve nenhuma movimentação.

  22. bom dia me chamamo daniel e estou preenchendo a declaração e pinto uma duvida nos rendimentos isentos e não tributáveis ou vc. declara o INSS que fica em parcelas insentas de proveitos de aponentadorias, blabla blabla bla….de declaração com 65 anos ou mais…esta declaração que eu estou preenchedo e da minha mãe mas antes não pedia dados tipo CNPJ…se alguem souber me ajude pois não sei como fazer pois eu tenho o numero no INSS e não CNPJ se mudou o local onde declara o INSS por favor me informem….Obrigado

  23. Frtancisco Xavier de Assis disse:

    Qual o Prazo de Entrega da Declaração do Simples nacional dans exercicio 2014

  24. FIZ MIMHA DECLARACAO ERRADA AGORA NAO CONSIGO FAZER A RETIFICACAO MEM AJUDE

  25. abri uma empresa de simples agora,tenho que entregar mesmo sem movimento a declaração mensal ou ainda pode ser anual

    1. Maria Josefina disse:

      sim. Tem que entregar as duas; mensal e anual.

  26. PAULO CÉSAR disse:

    NÃO CONSIGO FAZER A DECLARAÇÃO ANUAL DO SIMPLES NACIONAL…

  27. izabel viana silva disse:

    já registrei a um mês. gostaria de saber se posso regularizar os 6 meses que estive cem registro?

  28. Olá bom dia, eu trabalho em uma empresa q esta registrada a três meses, os três últimos meses de 2015, gostaria de saber se e necessário fazer a declaração referente a este ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *