O que precisa para virar um MEI
Se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, saiba que essa é uma boa opção para pessoas que não querem mais trabalhar para empresas ou até mesmo não conseguem arrumar emprego. Veja abaixo como abrir uma microempresa e saiba tudo sobre essa oportunidade de trabalho.
MicroEmpresário: O Que Significa?
Um microempresário é uma pessoa que possui uma empresa pequena, mas totalmente regular. Ainda, para que você se enquadre nessa situação, precisa ter um lucro anual menor ou aproximado a 350 mil reais. Mais do que isso, já se considera, perante a lei, como médio ou grande empresário. As ME são empresas que possuem até 9 funcionários para comércio e serviços e até 19 quando se trata de indústria. Além disso, o dono da empresa geralmente trabalha no negócio, o que geralmente não ocorre em médias e grandes empresas.
Microempresário SEBRAE
Infelizmente há muitas pequenas empresas que, dada a ausência de preparo dos seus proprietários, acabam fechando as portas rapidamente. Se você não quer que isso aconteça com a sua, tente realizar aulas em cursos que são reconhecidos no País por formar bons empreendedores. Um deles é desta empresa, a qual trata-se de uma organização que promove diversas aulas, palestras e workshops tradicionais e efetivas, desde sobre pesquisa de mercado até acerca de finanças.
O que é MEI?
A diferença entre um Microempresário Individual ou um Microempresário é o faturamento da empresa. O faturamento máximo permitido por lei para um MEI é de aproximadamente 80 mil. Outras questões que devem ser consideradas é com relação à formalização, que para o MEI é mais simples e envolve menos burocracia, os funcionários, onde o MEI só pode ter apenas 01 pessoa registrada no seu negócio, gestão contábil, atividades permitidas, INSS, dentre outros fatores.
MEI Simples Nacional
Há uma lei que trata das Pequenas e Médias empresas no Brasil. Ela remete ao ano de 2006 e trata de tratamento favorecido e diferenciado para essas empresas menores, as quais são mais fáceis de abrir, bem como de manter, além dos tributos menores a serem pagos. O Simples Nacional é um regime de tributos que serve a esses pequenos e médios empresários, com carga de imposto menor e menos burocracia, mais crédito, mais facilidade perante o Poder Judiciário e muitas outras vantagens.
O que é EIRELI?
É uma outra categoria de empresa, a qual é formada apenas pelo seu dono. Trata-se de uma modalidade relativamente nova e que é ainda mais simples do que as MEI ou as ME e EPP. Foi criada em 2011 e visou formalizar empreendedores pequenos, os quais muitas vezes atuavam como trabalhadores informais. É necessário possuir capital de ao menos aproximadamente 100 vezes o salário mínimo para que se possa proceder à abertura desse tipo de empresa. Além disso, pode haver, ao contrário do que acontece com a MEI, a separação do patrimônio do empresário. Ou seja, caso ele tenha problema, os bens da empresa serão diferentes dos próprios dele, privados ou familiares, razão pelo que só responde por dívidas seu capital social.