Benefícios Simples Nacional 2024

Simples Nacional é um dos regimes tributários disponíveis para empreendedores no Brasil. Sua principal característica é a simplificação do pagamento de – em uma única fatura unificada , chamada DAS, é possível pagar 8 tributos por vez. E essa é só uma das vantagens do Simples Nacional.

Neste artigo, além de entender rapidamente o Simples Nacional, você vai consultar uma lista das vantagens desse modelo. Continue lendo!

O que é Simples Nacional?

É considerada empresa do Simples toda empresa que tiver feito esta opção durante o regime tributário. Para isso, é necessário responder a algumas questões: ser uma microempresa ou uma pequena empresa; ter receita bruta anual de até 4,8 milhões de reais; não exercer nenhuma das atividades proibidas pela Lei nº 123/2006, que regulamenta o Simples Nacional.

Além disso, também há uma série de critérios que impedem uma empresa de escolher o Simples Nacional como plano. São eles: ter parceria com outro; ter como sócio pessoa que já seja sócia de outra empresa do Simples Nacional; ter como sócio pessoa física que possua 10% de outra empresa, ainda que não opte pelo Simples Nacional; ser uma empresa do setor financeiro; ser sociedade resultante da cisão ou outra cisão ocorrida há 5 anos; criar uma cooperativa desde que não seja centrada no consumo; ter uma filial no exterior.

simples-nacional-beneficios

Como funciona o Simples Nacional?

O plano Simples Nacional é opcional. Isso significa que, a cada ano, você pode optar por eles entendendo que essa é a melhor opção para os negócios. A escolha pode ser feita na fila , no Simples Nacional. Nesse esquema, nem todas as atividades estão na mesma taxa.

Confira:  Como Ser um Microempresário - MEI

Para saber qual o tarifário aplicável à sua empresa, procure, entre 5 anexos, aquele que corresponde ao tipo de empresa. Cada anexo traz uma série de atividades e, dentro de cada um, as tarifas também variam de acordo com o valor da empresa.

Caso sua empresa exerça mais de uma atividade , é para ter uma tarifa diferente para cada uma delas. Essa divisão é um dos pontos que leva ao valor gasto com tributos nas empresas optantes pelo regime. Lendo até aqui, você já viu que fazer escolhas pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, no quesito saúde financeira, certo? Continue lendo para descobrir as outras vantagens do Nacional!

Vantagens do Simples Nacional

A burocracia é um dos principais desafios do empreendedor. O Brasil tem um sistema tributário complexo e completo, que torna tudo ainda melhor para aqueles que não estão determinados a

E cometer erros nas declarações pode trazer muitas consequências negativas para a empresa, como multas altas até a impossibilidade de continuar operando. Diante disso, chegou o Simples Nacional, como o nome já sugere, para simplificar o pagamento de tributos.

Com ele fica mais fácil entender o que é pago e fazer o pagamento propriamente dito, já que todos os impostos estão unificados em uma aba só. As vantagens do Simples Nacional são inúmeras: redução da carga tributária; redução de obrigações fiscais exigidas pela Receita Federal redução considerável dos encargos sociais; compensação no DAS de impostos pagos antecipadamente; preferência nas ofertas; único CNPJ; oportunidade de ser promotor de uma ação perante o Tribunal.

Confira:  2 via boleto Simples Nacional

beneficios-do-simples-nacional

Redução de Impostos com o Simples Nacional

Caso você não seja MEI – Microempreendedor Individual deverá optar por um dos três regimes tributários disponíveis no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Dessas opções, o Simples Nacional é a com menor carga tributária. Em alguns casos, essa redução pode chegar a 40%, o que é bastante relevante, principalmente quando se trata de empresas de alta renda. Ao gastar menos com impostos, a empresa tem mais para investir em seu próprio crescimento.

Por exemplo, você pode usar os recursos economizados para divulgar sua empresa, investir em novos produtos, condições de trabalho para a equipe ou até mesmo pensar em expandir!

No Simples Nacional, como já referimos, o é definido conforme anexo em que se insere a sua atividade comercial. Conforme o anexo em questão, a tarifa inicia apenas 4% do faturamento.

Além disso, no Simples, o pagamento dos impostos é no faturamento. Isso significa que as tarifas cobradas são maiores para empresas que ganham mais, o que torna a economia brasileira mais justa e competitiva.

beneficios-simples-nacional

Folha de Pagamento do Simples Nacional

Essa é uma vantagem do Simples Nacional que poucos conhecem, mas que é muito vantajosa para quem é funcionário! Você já deve ter ouvido que um funcionário custa o dobro do salário, certo? Bem, mas com Simples Nacional, não é isso.

Nesse regime, as empresas ficam isentas de alguns, como INSS patronal, salário educação, seguro de acidentes de trabalho e contribuições ao SENAI, SESI ou Incra. E a economia é real, muitos benefícios para o contribuinte. Não é de admirar que este seja o regime tributário preferido para os empresários. Dessa forma, você e sua empresa irão garantir que terão um ótimo modelo de negócios baseado nos impostos.



O conteúdo desse site é meramente informativo e foi retirado de outras fontes na internet, você deve sempre conferir as leis vigentes e consultar um contador de confiança.
Comente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *