Simples Nacional O que é
Hoje em dia no Brasil o Governo Federal vem investindo bastante em serviços, leis e medidas para que possa obter uma maior movimentação econômica no país e dessa forma ajudar a todos os cidadãos brasileiros. Um dos exemplos é justamente o Simples Nacional que também visa ajudar pequenas e microempresas. Veja o que é o Simples Nacional e como funciona.
Uma dúvida bastante comum entre os empresários de micro e pequenas empresas é quanto ao fato do que realmente se trata o Simples Nacional. Em muitos casos o Simples Nacional é até mesmo confundido com outras empresas, o Simples Nacional não é de fato uma empresa. Para quem não sabe o Simples Nacional atua no Brasil como uma espécie de regime de tributação.
Como já relado o Simples Nacional é um regime tributário e o mesmo atua juntamente com micro e pequenas empresas. Vale ressaltar que as microempresas atendidas deverão ter uma renda bruta anual de no máximo R$ 240 mil, já as pequenas empresas deverão dispor de uma renda bruta anual de no máximo R$ 2,4 milhões.
Um dos grandes destaques do Simples Nacional é justamente quanto a sua simplicidade, o mesmo dispõe de uma forma bem simples para se ter o recolhimento tributário, além disso, uma boa notícia para os empresários é que tal recolhimento possui apenas como base a receita bruta anual e nada mais. A alíquota para calculo é baseada na receita bruta referente aos 12 meses do ano.
Através do Simples Nacional as empresas que participam deste serviço poderão efetuar o pagamento de uma forma bem simples dos seguintes impostos:
- Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
- Contribuição para o PIS/Pasep;
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP);
Além disso, o Simples Nacional ainda disponibiliza diversos outros tipos de serviço para beneficiar você empresário que tem uma micro ou pequena empresa. Para mais detalhes, clique AQUI.
Alíquota do Simples Nacional
A alíquota do Simples Nacional a partir deste ano irá depender do faturamento bruto dos últimos doze meses de sua micro empresa. Ou seja, não será uma alíquota em cima do preço.
Esse ano o valor aumentará, mas, de acordo com o seu faturamento, você ganhará um desconto fixo em cima desse valor.
Limites de faturamento MEI
Como já dito, fique atento, pois os limites de faturamento MEI foram alterados para o próximo ano.