Simples Nacional Consulta Optantes 2024

Consultar Empresas Optantes Simples Nacional

Para saber como fazer consulta optantes Simples Nacional é preciso entender do que se trata esse assunto e sua importância para aqueles que pretendem iniciar seu próprio negócio sendo ele microempresa ou empresa de pequeno porte.

consulta-optantes-simples-nacional

De forma direta o Simples Nacional se trata de um regime compartilhado de cobrança, arrecadação e fiscalização de tributos aplicado a alguns perfis empresariais e se pauta na Lei Complementar de número 123, de 14/12/2006.

Tal regime se abrange a participação da União, municípios, Distrito Federal e os Estados, ou seja, todos os entes federados. Sua administração é feita por um Comitê Gestor integrado por 8 entidades oriundas da Secretaria da Receita Federal, dos Estados e Distrito Federal e também dos Municípios.

Para fazer consulta de optantes do Simples Nacional é necessário ainda saber o que é obrigatório para isso e outra informações que podem esclarecer dúvidas relacionadas ao assunto.

Como verificar se Empresa é optante do Simples Nacional?

Para ser elegível ao Simples Nacional Consulta Optantes é preciso cumprir algumas condições obrigatórios sendo estas as seguintes:

  • Ser enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte;
  • Fazer a formalização de Optantes Simples Nacional;
  • Cumprir com todos os demais requisitos previstos pela lei.

Portanto é importante que os interessantes que pretendem se enquadrar nessa modalidade, verifiquem com bastante antecedência se cumprem com as obrigatoriedades impostas ou se adequem para se enquadrarem nela.

simples-nacional-consulta

Características do Simples Nacional

O regime denominado Simples Nacional possui características bem distintas e como as principais delas podemos apontar as seguintes:

  • Abrange os seguintes tributos: CSLL, IRPJ, PIS/Pasep, IPI, ICMS, Cofins, ISS e Contribuição destinada à Previdência Social;
  • É obrigatório apresentação de declarações únicas e simplificadas de dados socioeconômicas e/ou fiscais;
  • Disponibilização às EPP/ME de sistema eletrônico para cálculo de valores mensais devidos, geração do DAS para constituição de crédito tributário;
  • Possibilidade dos Estados adotarem sub limites para EPP devido participação no PIB. Estabelecimentos cuja receita bruta total passar do sub limite devem recolher o ICMS e ISS ao Estado e/ou Município.
  • Prazo para recolhimento do DAS até o dia 20 do mês seguinte àquele em que houver sido auferida o valor da receita bruta;
  • Recolhimento de tributos abrangidos mediante documento único de arrecadação – DAS;
  • Ser facultativo;
  • Ser irretratável para o ano-calendário completo.

Sendo assim é importante que os interessados verifiquem se possuem os requisitos obrigatórios para fazer parte dos optantes Simples Nacional.

simples-nacional-consulta-optantes

Como Fazer Consulta Optantes Simples Nacional

Para os que se interessam em saber como fazer consulta optantes Simples Nacional é preciso entender que a opção a esse regime não pode ser realizada a qualquer tempo. Para empresas que já estão em atividade a opção só é possível de ser realizada até o último dia útil do mês de janeiro de cada ano conforme a Lei Complementar de nº 123, criada no ano de 2006.

Para fazer a opção pelo regime do Simples Nacional é preciso acessar o Portal e seguir o caminho “Simples Serviço > Opção > Solicitação de Opção Pelo Simples Nacional”.

Para fazer a consulta optantes Simples Nacional também é necessário acessar o portal e seguir o caminho “Consulta Optantes” e seguir as instruções que seguem nas páginas seguintes.

Confira:  Simples Nacional Código de Acesso

https://simplesnacional.net/simples-nacional-consulta.html

Como Acessar do Serviços Simples Nacional

Para realizar o acesso aos serviços do Simples Nacional existem basicamente duas formas:

  • Código de acesso Para ter acesso a esse serviço é necessário acessar o Portal do Simples Nacional e seguir o caminho “Simples – Serviços > Todos os Serviços > Clique Aqui > Informar o CNPJ, CPF do responsável pela empresa > digitar os caracteres de segurança para validar o acesso”. Em seguida é preciso informar o número do recibo de entrega de alguma das declarações do imposto de renda pessoa física referentes aos dois últimos anos da pessoa que é responsável pela empresa. Caso o responsável pela empresa não tenha declarado imposto de renda nos dois últimos anos é preciso informar o número do título de eleitor e a data de nascimento. No caso de estrangeiros ou pessoas de outras nacionalidades será necessário entregar uma DIRPF sem a obrigatoriedade de pagamento de multa caso a pessoa não seja obrigada a realizar a declaração.
  • Certificado Digital – Nessa opção é preciso que o responsável pela empresa obtenha um certificado digital da empresa, também chamado de eCNPJ. A empresa pode ainda realizar uma procuração RFB para uma pessoa detentora de um certificado digital e solicitar a ela que realize os serviço no Portal em nome da empresa interessada.

O Simples Nacional é uma opção importante para as empresas que obtêm rendimentos anuais de até R$ 4,8 milhões e foi criada em 2007 visando trazer simplificações para os negócios considerados de pequeno porte.

Assim a consulta de optantes do Simples Nacional é uma importante etapa para os empresários que desejam ser beneficiados pelas vantagens que são proporcionadas aos que se enquadram nas obrigatoriedades necessárias para ser elegíveis a esse regime.



O conteúdo desse site é meramente informativo e foi retirado de outras fontes na internet, você deve sempre conferir as leis vigentes e consultar um contador de confiança.
Comente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *