Nova Tabela do Simples Nacional 2023

Ao desburocratizar e facilitar a arrecadação de tributos, o Simples Nacional tornou-se cada vez mais voltado para pequenos empresários, que gastavam longas horas calculando e arquivando seus tributos individualmente. É do passado. Hoje a tecnologia atua a favor da contabilidade. Segundo dados oficiais, as micro e pequenas empresas 99% de todas as empresas brasileiras, são responsáveis ​​por 62% dos empregos e 27% do PIB interno.

É cada vez mais evidente que eles ganharam espaço. Porém, embora o Simples Nacional ofereça um controle de formulário simples, sabemos que não é tão fácil de analisar. O esquema é consiste em 5 anexos e combinações. Além das mudanças recentes para os optantes do Simples Nacional, as regras e as tarifas do sistema também passaram por diversas reformas, motivo pelo qual muitos ainda lutam para entender sua verdadeira carga de impostos.

Tabela-do-Simples-Nacional

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é um sistema tributário que possui alíquotas diferenciadas, destinado a atender os micro e pequenos do país. Originalmente criado em 1996 e reformulado em 2007 pela lei complementar 123/06, o Simples pode garantir uma carga tributária e uma maior praticidade na tributação. Ou seja, consolida todos federais, estaduais e tributos em um único boleto.

Além disso, a alíquota do Simples Nacional 2022 varia no faturamento bruto da empresa e pode chegar até milhões de reais por ano.

Tarifas Simples e Adicionais

O que define o enquadramento adicional de uma empresa e as taxas aplicadas ao seu faturamento para o cálculo do devido, é essencialmente o seu tipo de atividade, ou seja o CNAE no CNPJ. Uma taxa é a quantia paga por uma determinada empresa. Este valor pode ser uma porcentagem ou um valor

Para saber o valor da Tarifa Nacional Simples para empresas, é necessário saber em que anexo se enquadra. Os horários do Simples Nacional são o agrupamento de negócios por segmento, como por áreas de negócios. Os anexos influenciam diretamente na tributação que você terá.

Confira:  Como Calcular Simples Nacional

Tabela do Simples Nacional

Chegou também a última mudança de tabelas e desta vez o regime acabou baixando 6 anexos para apenas 5.

  • Anexo I: este anexo é atribuído às empresas comerciais onde o cálculo dos impostos é feito com base na percentagem atribuída a cada imposto de acordo com a respetiva gama.
  • Anexo II: Simples para Indústria, verifique as taxas de renda bruta anual;
  • Anexo III: Este anexo do Simples Nacional inclui serviços como manutenção, reparos e serviços de usinagem para agências de viagens, escritórios de contabilidade , escolas para empresas médicas, com taxa variando entre 6% 33% dependendo da receita bruta.
  • Anexo IV: este apêndice refere-se a empresas que oferecem atividades como limpeza, obras, construção de prédios, serviços jurídicos, neste apêndice, o percentual atribuído a cada carga varia de acordo com seu respectivo alcance.
  • Anexo V: quando falamos sobre ​​​​este simples apêndice é crucial calcular os custos dos prestadores de serviços empresariais como empresas que fornecem serviços de auditoria, jornalismo, tecnologia, publicidade, engenharia , outros.

tabela-simples-nacional

Pagamento do Simples Nacional

Depois de aderir a este regime, ficará a dever impostos cobrados à sua empresa , incluindo os abrangidos pelo DAS. Mas, como gerar essa aba? Fácil! Basta usar a internet:

Quem for MEI deve utilizar o gerador de DAS para microempreendedor individual no site do Simples Nacional, preencher os campos de identificação e encontrar “Emitir boleto de pagamento “, marcando no calendário ano o mês de cálculo para gerar o boleto – então utilize o portal do do empresário, acesse a opção Sou , Serviços e pague sua contribuição mensalmente, nas demais diretrizes do sistema; ME e EPP também realizam essa operação através do Simples Nacional, mas no caso deles é necessário ter certificado digital ou código de acesso – garantem a segurança da operação.

Confira:  Super Simples 2023 Tabela

A contabilidade precisa preencher algumas informações , calcular impostos seguir outras diretrizes do sistema para emitir o DAS. O DAS pode ser pago manualmente, por débito direto via pagamento online. Dessa forma, é de extrema importância que você mantenha o pagamento do seu Simples Nacional em dia.

Para os Microempreendedores Individuais , que não necessitam de um contador responsável pelo seu negócio, esse processo de orientação pode ser realizado pelo próprio empresário. Porém, se a sua empresa for ME ou você é obrigado a ter uma contabilidade que trate de processos, ok?

simples-nacional-tabela

Como parcelar o simples nacional?

Se por algum motivo não for possível recolher os impostos da empresa mensalmente na data e o valor total da dívida não estiver dentro do seu orçamento para quitação integral, uma alternativa é o Parcelamento do Simples Nacional.

Todas as empresas com dívidas ao Simples Nacional que sejam faturadas pelo fisco federal podem solicitar depósito. Isso inclui pessoas jurídicas que foram excluídas do regime tributário ou até mesmo fecharam o negócio – se dívidas foram contraídas enquanto estavam nesse regime podem ser quitadas nesse modelo.

Dessa forma, fazendo esse parcelamento, você consegue garantir que não enfrentará problemas em relação ao não pagamento do Simples Nacional e ao mesmo não pesa no seu bolso.

Veja como Funciona o Simples Nacional:

Mais sobre o Simples Nacional 2023

  • curso-simples-nacional-150x150Curso Simples Nacional Grátis Com Certificado Curso Simples Nacional Gratuito Para quem está pensando em abrir uma empresa ou quer apenas conhecer mais sobre o Simples Nacional, o Sebrae-SP tem um curso online gratuito com […]
  • mei-debito-simples-nacional-150x150Simples Nacional Consulta Débito MEI A entrada de um novo cliente no escritório de contabilidade exige um exame minucioso dos impostos devidos. Quando o cliente está incluído no Simples Nacional, é ainda mais importante. […]
  • simples-nacional-150x150O que é Simples Nacional Simples Nacional O que é Hoje em dia no Brasil o Governo Federal vem investindo bastante em serviços, leis e medidas para que possa obter uma maior movimentação econômica no país e dessa […]
  • prorrogacao-simples-nacional-parcelamento-150x150Parcelamento Simples Nacional Atrasado: Prorrogação Hoje vamos falar sobre como você pode fazer o parcelamento do Simples Nacional e a prorrogação do mesmo! Vantagens do Simples Nacional O Simples Nacional é um regime tributário para […]
  • simples-nacional-tabela1-150x150Simples Nacional 2023 – Tabela Tabela Simples Nacional 2023 Sabe o que é Simples Nacional?  Este é um serviço aplicado pelo micro empresas ou empresas de pequeno porte que na verdade faz parte de um regime tributário […]
  • menos-imposto-simples-nacional-150x150Como pagar menos Imposto pelo Simples Nacional Redução de Impostos do Simples Nacional Por algum motivo totalmente irrelevante, o governo está incentivando empresas de cronograma V a contratar pessoas, aumentando assim os custos […]
Confira:  Tabela Simples Nacional 2023 - Cálculo, Alíquotas

O conteúdo desse site é meramente informativo e foi retirado de outras fontes na internet, você deve sempre conferir as leis vigentes e consultar um contador de confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *