Como pagar menos Imposto pelo Simples Nacional 2023

Redução de Impostos do Simples Nacional

Por algum motivo totalmente irrelevante, o governo está incentivando empresas de cronograma V a contratar pessoas, aumentando assim os custos trabalhistas destas e, portanto, aumentando a arrecadação para segurança. A forma como o governo incentiva as empresas de V a contratarem mais é reduzindo o Imposto Nacional que incide sobre a renda dessas empresas.

Só para se ter uma ideia, as alíquotas do cronograma no Simples Nacional começam em 15,5% sobre o faturamento da empresa, enquanto com o benefício do governo vai para a receita, ou seja, uma redução de mais de 60% da carga tributária de sua empresa.

Aproveitando a redução de Impostos do Anexo IV do Simples Nacional

Para ter direito à redução de imposto, os encargos dos últimos 12 meses das empresas do Anexo V representam pelo menos 28% do seu volume de negócios para o mesmo período, ou seja, se o negócio ganhou 100.000 nos últimos 12 meses, para lucrar com isso deve ter tido menos 28.000 BRL despesas com salários. Esse cálculo, denominado “Fator R”, é feito para determinar se a empresa terá ou não direito à redução do imposto.

Mas calma, antes de sair para aumentar os encargos, saiba que todas as despesas não estão incluídas neste cálculo, apenas as seguintes são levadas em consideração o Fator R:

  • Pró-labore Bruto;
  • Salários brutos;
  • Indenizações pagas a freelancers e trabalhadores temporários;
  • 13 Salário;
  • FGTS;
  • INSS ou CPP efetivamente recolhidos na aba do Simples Nacional;
  • Estratégias de redução de impostos do Anexo V.

Refira-se, na lista anterior , que todo o pessoal remunerado pelas empresas do Anexo V não está sujeito a redução do Simples, para citar apenas algumas:

  • Vale transporte e refeição/alimentação;
  • Plano médico e odontológico;
  • Estagiários;
  • Provedores de Serviços PJ;
  • PLR ou Bônus etc.
Confira:  Tabela Simples Nacional 2023 - Cálculo, Alíquotas

Mesmo que sua empresa tenha essas despesas com e funcionários, elas não serão incluídas no cálculo do fator R e, portanto, não poderão ser utilizadas para reduzir o imposto do apêndice V do Simples Nacional.

Caso sua empresa já pague ou pretenda as despesas acima para associados e funcionários, não migre despesas não obrigatórias para ou Pro-labore e aumente assim a massa salarial que o fator R, reduzindo a tributação nacional simples Nacional do anexo IV.

Mas estas, como foi possível verificar, são encargos que não são essenciais, cada empresa deve arcar com o transporte de seus funcionários até o local de trabalho, conforme lei federal, além disso, deve ser observado se há exigência mínima de outras despesas de acordo com as regras sindicais dos trabalhadores relacionadas ao seu setor de atividade.

menos-imposto-simples-nacional

Reduzindo os Impostos do Simples Nacional

  • Vale-alimentação ou vale-refeição: ao invés de pagar o VA ou o RV, use esses valores para aumentar o Pró-Trabalho e os salários da empresa
  • Plano de Saúde e Odontológico: Mesma lógica do e VR, ao invés de pagar esses benefícios, usar o valor correspondente para aumento de Salários e Pró-Trabalho, caso sócios ou empregados contratem esses planos privados , eles terão o benefício de pagar menos imposto de renda pessoal, o que não aconteceria se a empresa pagasse esse valor.
  • Estagiários: Ao invés de contratar estagiários, cuja bolsa não faz parte do fator, contrate funcionários CLT.
  • Provedores de serviços PJ: Em vez de contratar ou outros tipos de YPs para fornecer serviços ao seu negócio, contrate profissionais autônomos ou mais funcionários.

pagar-menos-impostos-simples-nacional

Aumento dos Salários para dedução de Impostos do Simples Nacional

Existem dois cenários que não valem a pena aumentar Pró-Trabalho e Salários. Fator R da sua empresa já ultrapassa 28% da Receita Bruta: Se as despesas da sua empresa ultrapassam facilmente 28% da Receita Bruta, é muito mais do que não prosseguir com os aumentos Pro -labore e mencionados , justamente para evitar o aumento do INSS e do IRPF de e 8% do FGTS descontados dos salários dos funcionários em questão.

Confira:  Imposto de Renda Simples Nacional - Dúvidas

Empresa com faturamento superior a superior a 3,6 milhões de reais: Em todos os cenários que testei na empresa com faturamento superior a superior a 3,6 milhões de reais por ano, a tributação pelo escalão V do Simples foi mais vantajosa.

impostos-simples-nacional

Dedução de Impostos do Simples Nacional e o FGTS

Seguindo as dicas que nós colocamos anteriormente, o que pode acontecer na maioria dos casos é que a pessoa, ou o dono da empresa em questão, pense que com isso, terá um aumento também do FGTS. Mas aqui em em baixo nós te explicaremos um cenário que tem que ser pensado, levando em conta os prós e contras.

Em todos os cenários que testei, se você ganha até 3,6 milhões de reais por ano, com o aumento do INSS e IRPF dos associados do FGTS dos empregados, ela vai sempre se beneficiar de uma redução de pelo menos 6% comparando a tributação que ela teria se não tivessem ocorrido aumentos de Pró-Trabalho e Salários , já considerando a multa de 40% do FGTS que o empresa se demitisse todos os empregados sem justa causa.

Veja como Funciona o Simples Nacional:

 

 

 

Mais sobre o Simples Nacional 2023

  • simples-nacional-emitir-certidao-150x150Emitir certidão do Simples Nacional Emissão da Certidão do Simples Nacional O Simples Nacional foi criado para simplificar a vida do empreendedor de pequeno porte, ele é um regime simplificado de arrecadação, fiscalização e […]
  • calcular-simples-nacional-150x150Como Calcular Simples Nacional Antes de mais nada, é preciso ter em mente que para fazer o cálculo do Simples Nacional, na verdade o que ocorre é que é usada uma tabela com base no faturamento e na categoria que aquela […]
  • limite-faturamento-simples-nacional-150x150Simples Nacional Limite de Faturamento Anual O limite de faturamento do Simples Nacional é um motivo comum de dúvida sobre esse sistema tributário que simplifica a tributação para micro e pequenas empresas. E faz todo o sentido se […]
  • 2-via-boleto-simples-nacional-150x1502 via boleto Simples Nacional Boleto Simples Nacional 2 Via O Simples Nacional é o nome fantasia dado ao sistema de tributação simplificado criado pelo governo federal que tem como objetivo facilitar o recolhimento de […]
  • gerar-das-150x150DAS Simples Nacional: Como Emitir Hoje vamos falar um pouco neste artigo sobre como emitir a DAS do Simples Nacional. Acompanhe! Emissão Simples Nacional As empresas optantes pelo Simples Nacional devem emitir o DAS - […]
  • simples-nacional-declaracao-150x150Declaração Anual do Simples Nacional Simples Nacional Declaração Anual Assim como a Declaração Anual de Imposto de Renda existem algumas obrigações anuais a Receita Federal como a Declaração Anual do Simples Nacional que é […]
Confira:  Simples Nacional Lucro Presumido e Lucro Real

O conteúdo desse site é meramente informativo e foi retirado de outras fontes na internet, você deve sempre conferir as leis vigentes e consultar um contador de confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *